Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 premia 20 egressos da USP

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou em agosto os vencedores da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 e a USP manteve sua posição de destaque.

José de Souza de Martins, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e articulista do Jornal da USP foi a personalidade acadêmica homenageada. Martins se formou em Ciências Sociais na USP, e seguiu no Mestrado e Doutorado em Sociologia. A premiação o reconheceu por sua trajetória significativa na sociologia contemporânea.

Egressos da USP foram premiados em oito categorias diferentes do Eixo Ciência e Cultura, o principal eixo do Prêmio Jabuti Acadêmico. Conheça os 20 ex-alunos vencedores:

Lilia Moritz Schwarcz, egressa da FFLCH/USP e atualmente Professora Sênior no Departamento de Antropologia da referida Unidade, se mantém como uma figura de destaque na antropologia brasileira. A antropóloga foi premiada na categoria História e Arqueologia por seu livro “Imagens da Branquitude: A Presença da Ausência”. 

Orlando Villas Bôas Filho, egresso da FFLCH e da  FD/USP, onde é Professor Doutor,  foi premiado por seu livro “Antropologia e Estudos Sociojurídicos: A Construção de um Campo de Pesquisa Interdisciplinar” na categoria de Direito.

A egressa e professora aposentada da FAU/USP, Andreina Nigriello, foi premiada na categoria Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional  com o livro “O Desenho de São Paulo Por Seus Caminhos”. 

O jornalista e pesquisador autônomo Valmir Costa, mestre e doutor pela ECA/USP, foi premiado por seu livro “Repórter Eros: A História do Jornalismo Erótico Brasileiro” na categoria Comunicação e Informação. 

Rogério Augusto dos Santos Fajardo, egresso e docente do IME/USP, levou o prêmio na categoria Matemática, Probabilidade e Estatística com o livro “A Teoria dos Conjuntos e os Fundamentos da Matemática”.

Sandra Zákia Sousa e Valéria Virgínia Lopes, egressas da FE/USP receberam o prêmio pela obra “Avaliação Educacional: De Aprendizagem, Institucional, Em Larga Escala” na categoria Educação e Ensino. 

Camila Cherem Ribas, que realizou mestrado e doutorado pelo  ICB/USP, é uma das autoras do livro “Espécies de Aves do Rio Cubate: Terra Indígena do Alto do Rio Negro”, que levou o prêmio na categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia.

O livro “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital”, premiado na categoria de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, foi escrito por sete autores, dos quais cinco são egressos da USP: Luís Henrique Bassoi e Alberto Carlos de Campos Bernardi (ESALQ/USP), Carlos Manoel Pedro Vaz (IFSC/USP), Lúcio André de Castro Jorge (ICMC/USP e EESC/USP) e Ricardo Yassushi Inamasu (EESC/USP). Os outros dois autores são João Leonardo Fernandes Pires e Luciano Gebler.

O livro “Água Subterrânea, História da Terra e Consciência Ambiental: Metas do Programa Aquífero Guarani”, premiado na categoria Geografia e Geociências, teve, dentre seus 11 autores, sete egressos da USP: Berenice Balsalobre (FD/USP), Celso Dal Ré Carneiro, Luiz Eduardo Anelli, Valter Galdiano Gonçales (IGC/USP), Virginio Mantesso-Netto (FFLCH/USP) e em memória de Sueli Yoshinaga Pereira (IGC/USP) e Andrea Bartorelli (egresso da antiga FFCL/USP). Os outros quatro autores que contribuíram na obra são Didier Gastmans, Joseli Maria Piranha, Luciana Cordeiro de Souza Fernandes e Renatta Christina da Costa Lemos Vilela.

A conquista destes prêmios demonstra a contribuição significativa dos egressos da USP para o desenvolvimento social, científico e cultural do país.  Ela também ressalta o papel central da universidade como espaço de pesquisa, inovação e formação de novos talentos que promovem  mudanças estruturais na  sociedade.

O Escritório Alumni USP celebra essas trajetórias bem-sucedidas dos egressos e reforça a importância de uma relação contínua entre a USP, seus ex-alunos e as comunidades onde atuam. As Unidades da USP responsáveis pela formação desses profissionais são reconhecidas por prover uma educação de qualidade, capaz de gerar impactos positivos, inclusivos e duradouros 

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 aqui.

Texto : Vinicius Palamarczuk Rocha  e Maria Helena Palucci Marziale