Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 premia 21 egressos da Universidade de São Paulo

Dentre as 29 categorias premiadas anualmente, 15 foram conquistadas por obras acadêmicas de egressos da Universidade de São Paulo.  

  

Logotipo do Prêmio Jabuti Acadêmico, Câmara Brasileira do Livro.

  

Em 06 de agosto foram anunciados os vencedores da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O concurso é reconhecido mundialmente como referência na divulgação e valorização da produção científica nacional, impulsionando a disseminação do conhecimento produzido no Brasil e colaborando para o fortalecimento da pesquisa brasileira no cenário internacional.  

Este ano, obras individuais e coletivas de 21 ex-alunos da Universidade de São Paulo foram premiadas em 15 das 29 categorias que compõem o Prêmio Jabuti Acadêmico. Conheça os vencedores a seguir!  

A Alumni USP e professora na FFLCH/USP, Marilena Chaui, foi premiada nas categorias Filosofia e Prêmio Especial de Divulgação Científica com o livro “Introdução à história da filosofia: Volume 3: a Patrística – Introdução ao nascimento da filosofia cristã”. Marina Massimi, egressa e docente da USP, recebeu o prêmio na categoria Psicologia e Psicanálise com a obra “História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira”.  

Em Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais, Luiza Cristina Villamea Cotia, egressa da FFLCH/USP, teve o seu livro “A torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura” premiado. Mônica Tenaglia, graduada em História pela FFLCH/USP, foi vencedora da categoria de História e Arqueologia com “As comissões da verdade e os arquivos da ditadura militar brasileira”.  

Na categoria Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Sérgio Lazzarini, egresso da FEA/USP foi premiado com seu livro “A privatização certa: por que as empresas privadas em iniciativas públicas precisam de governos capazes”. Também ex-aluno da FEA/USP, Michael Túlio de França foi um dos autores de “Números de discriminação racial: desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas”, vencedor na categoria de Economia do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. O jornalista egresso ECA/USP, Eugênio Bucci, foi o vencedor da categoria Comunicação e Informação com a obra “Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)”.  

Três egressos da Escola Politécnica (EP/USP), Ítalo Santiago Vega, Marcus Vinícius Ramos e João José Neto, foram agraciados com o prêmio por seu livro “Linguagens formais: teoria e conceitos” na categoria de Ciência da Computação. Outro grupo de ex-alunos,  e que atualmente são docentes do Instituto de Física (IF/USP), Manoel Roberto Robilotta, Suzana Salem Vasconcelos, Maria José Bechara, e José Luciano Miranda Duarte tiveram a obra coletiva “Bases do Eletromagnetismo 2: Ondas e Relatividade” premiada em Astronomia e Física.   

Leandro do Prado Ribeiro e José Djair, egressos da ESALQ/USP, ao lado de Edson Luiz Baldin, egresso da FFCLRP/USP, venceram a categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais com o livro “Inseticidas botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas”. Na categoria Química e Materiais, Daniel Corrêa, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP, foi um dos autores premiados pela obra “Eletrofiação e nanofibras: Fundamentos e aplicações”. O egresso do programa de doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP, Anderson Rodrigo Da Silva, foi premiado na categoria de Matemática, Probabilidade e Estatística com seu livro “Estatística Decodificada”.  

Outra Alumni premiada foi Aylene Bousquat, que hoje é professora na FSP/USP e uma das autoras do livro “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”, vencedor da categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social. E na categoria de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, o egresso da FFLCH/USP e docente na mesma Faculdade, Ricardo Souza de Carvalho, foi um dos autores premiados pela obra “Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária”.  

A diversidade do conhecimento produzido por nossos egressos mostram a pluralidade de histórias e saberes que podem ser escritos na Universidade de São Paulo. A USP permanece com o seu objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade, que preza pela inovação tecnológica e científica para o desenvolvimento da sociedade. O conhecimento produzido e compartilhado pelos vencedores do Jabuti Acadêmico 2024 são de grande valor social para promover a ciência no Brasil e no mundo, o que é possibilitado pelo incentivo à pesquisa exercido na Universidade de São Paulo através de programas de bolsas, um corpo docente de destaque internacional em seus campos de pesquisa, e investimento contínuo na produção científica.  

 

O Escritório Alumni USP parabeniza os 21 egressos da Universidade de São Paulo por suas obras premiadas e suas contribuições para a sociedade.   

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 aqui.

 

Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira