Conheça as Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Com mais de 490 anos de história, o Monumento Nacional Ruínas Engenho dos Erasmos une preservação, pesquisa e educação em uma experiência cultural gratuita no litoral paulista.

Na divisa entre Santos e São Vicente, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos preserva um dos vestígios mais antigos da colonização portuguesa no Brasil. Fundado em 1534, o local é hoje uma Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP, subordinada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), e se destaca por seu valor histórico, arqueológico e ambiental.

O local constitui complexo arquitetônico único em território brasileiro, afirma Yuri Tavares Rocha, diretor do espaço. Pesquisadores de diversas áreas, ao longo das últimas cinco décadas, atestaram distintas características históricas, arqueológicas, arquitetônicas, ambientais e geológicas que aludem à sua excepcionalidade enquanto representante icônico da conexão étnico cultural ameríndia/européia/africana.

O local oferece uma programação ampla e gratuita, que inclui visitas monitoradas ao sítio arqueológico e à exposição permanente Ruínas Quinhentistas em Território Milenar. Além disso, oficinas, saraus, cursos de difusão e ações educativas integram o calendário do Programa Portas Abertas, que recebe visitantes espontâneos e grupos escolares agendados.

Como destaca Yuri, o Engenho oferece atividades ligadas aos aspectos sócio históricos do sítio (exposição contendo artefatos arqueológicos e etnográficos, diorama sobre povos sambaquieiros, mapoteca e obra de artista indígena contemporânea), aspectos arquitetônicos (um tour virtual está disponível) e aspectos socioambientais do local (como oficinas sobre a Mata Atlântica e um Guia de Observação de Aves para download gratuito).

A parceria com o Escritório Alumni USP poderá trazer vantagens para os usuários da plataforma, como ações pontuais e específicas para egressos das áreas de patrimônio, arqueologia, história, educação, cultura, meio ambiente e turismo, dentre outras. As ações poderão contemplar encontros presenciais, atividades online, visitas monitoradas, palestras e conferências, além de diálogos sobre técnicas e tecnologias, desafios e oportunidades de mercado, tendências conceituais e referências.

Aberto de terça a sábado, das 9h às 16h, o Engenho recebe visitantes de todas as idades. Para grupos com mais de dez pessoas, é necessário agendamento prévio pelo e-mail: educativo.engenho@usp.br. Mais informações e links úteis estão disponíveis no Linktree do Engenho dos Erasmos.

Texto: Vinícius Palamarczuk Rocha