A Universidade de São Paulo (USP) reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a transformação social ao destacar o papel fundamental de seus egressos no desenvolvimento do país. A oitava edição do Alumni Talks terá como tema central “USP que transforma: trajetórias de impacto social”, e contará com a contribuição de quatro egressos que geram impacto social em diferentes contextos, tratando da importância da USP em suas carreiras e também abordando o tema pela ótica da contrapartida social, como meio de aplicar a excelência acadêmica na resolução de problemas reais da nossa população. Além disso, será tratada a importância de um diálogo constante entre a universidade e a sociedade civil e, nesse contexto, o papel de experiências vividas que assegurem sensibilidade, justiça e transformação em suas dimensões social, econômica e cultural.
Esta edição reforça a diversidade da rede Alumni USP, trazendo vozes que atuam na formulação de políticas públicas federais, na vanguarda dos eventos de tecnologia, na gestão de grandes indústrias nacionais e no empreendedorismo científico. O encontro será um espaço de diálogo sobre como a sólida base acadêmica da USP permite a construção de soluções para desafios complexos do mercado e da gestão pública.
Convidados Confirmados:
-
Simone Gueresi – Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP, com tese premiada em Inclusão Social e Redução de Desigualdades. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atualmente é Coordenadora-Geral de Urbanização de Favelas no Ministério das Cidades.
-
Gustavo Ribeiro Del Claro – Graduado, mestre e doutor pela FZEA-USP, com pós-doutorado na mesma instituição. Empreendedor de base científica, é sócio-proprietário da Pet Nutrition, onde une pesquisa acadêmica e mercado para o desenvolvimento do setor de nutrição animal e geração de empregos.
-
Yara Mascarenhas – Bacharel em Ciência da Computação pelo ICMC-USP. Com mais de 22 anos de experiência, é fundadora e CEO do The Developer’s Conference (TDC) e cofundadora da Arena Eventos Digitais, sendo uma liderança estratégica na promoção de inovação e networking para a comunidade de software no Brasil.
-
Marcos Paulo de Almeida Rosa – Bacharel em Ciências Contábeis pela FEARP-USP. Atua no setor estratégico da indústria aeronáutica brasileira como Gerente de Contabilidade Corporativa na Embraer, trazendo a perspectiva da governança e gestão financeira em grandes corporações de impacto global.
O Alumni USP Talks VIII é promovido pela Reitoria da USP e organizado pelo Escritório Alumni USP. O evento ocorrerá no dia 27 de abril de 2026, às 18 horas, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana (campus Butantã), proporcionando uma oportunidade única para alunos e ex-alunos trocarem experiências sobre carreira, mercado de trabalho e o papel social do profissional formado pela universidade.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas! Não perca essa oportunidade e se inscereva pela plataforma Sympla.