Alumni USP em Destaque: Cid Torquato

Conheça a história do egresso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo que luta pela construção de uma sociedade inclusiva e acessível para todas as pessoas com deficiência.

 

Cid Torquato – Arquivo Pessoal

 

Cid Torquato é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e construiu carreira de destaque em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Em sua trajetória profissional Torquato desempenhou papéis relevantes no poder público de São Paulo como Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Atualmente é  CEO da ICOM, uma plataforma de tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio da vídeo-chamada com intérpretes; a tradução envolve a conversão de frases e palavras faladas ou escritas em português para sinais que representam esses conceitos em Libras.

Nascido em Mogi das Cruzes e filho de professores, Torquato foi incentivado desde cedo a buscar o ensino superior. Influenciado pelos pais, também egressos da USP, ele iniciou seu vínculo na Faculdade de Direito em 1994. Durante seus anos de graduação, participou ativamente da vida acadêmica, do esporte universitário, e do movimento estudantil, marcado pelas Diretas Já. Para o egresso, as possibilidades de participação estudantil dentro da Universidade e a comunidade formada pelos alunos das faculdades geraram um sentimento de pertencimento e protagonismo importantes para seu desenvolvimento pessoal. “Sempre me impressionou positivamente saber que estudava no mesmo local por onde passaram futuros presidentes da República”, comentou o entrevistado.

Torquato abarcou diversas experiências profissionais: foi professor de inglês, jornalista, diretor de comunicação e executivo de grandes empresas de tecnologia, como Lowe & Partners América Latina e StarMedia Networks. Além disso, atuou como assessor em Governo Eletrônico no Ministério do Planejamento durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e foi um dos fundadores da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Sua vasta experiência construída ao longo dos anos, sempre conectou o Direito à Tecnologia, setor onde se destaca pelas habilidades aprendidas na USP.

Devido a um acidente que o tornou tetraplégico, Torquato teve a sua vida e sua atuação moldada a novos contornos. Foi a partir de então que se envolveu diretamente com movimentos sociais que lutam por políticas públicas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, e compartilha que sua vivência plural no mercado de trabalho contribuiu grandemente para as funções que desempenhou desde então.

“Essa vivência foi fundamental para a segunda etapa da minha trajetória, já tetraplégico, quando pude implementar soluções inovadoras durante meu período como Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e, posteriormente, como Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência da capital.”

Discorrendo sobre o tempo em que foi Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, na gestão de Bruno Covas, Torquato refere que se destacou pelos projetos que promoveram a inclusão, o diálogo e a acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo. Dentre suas principais realizações, menciona a criação da Paraoficina Móvel e da Central de Intermediação em Libras, além do Festival Sem Barreiras, iniciativas que lhe renderam o Prêmio Alumni USP em 2022. “Essas ações foram fundamentais para garantir mais inclusão e acessibilidade para a população”, afirma.

Hoje, à frente da ICOM, ele continua seu trabalho na área de tecnologia assistiva, promovendo a inclusão social da comunidade surda por meio de uma plataforma que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da tradução de Libras em tempo real, via videochamada.

O destacado Alumni USP mantém uma forte conexão com a Universidade, colaborando com projetos voltados à acessibilidade e à inovação. Ele participou de eventos da Cidade do Conhecimento e de projetos de robótica e tecnologias assistivas, além de parcerias com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP) para o desenvolvimento do Selo de Acessibilidade Digital da Comissão Permanente de Acessibilidade. Recentemente, ministrou aulas sobre gestão inclusiva na FEA-USP, e articula novas colaborações com o Inova USP no que tange a acessibilidade. Em suas palavras, a USP foi crucial para sua formação e desenvolvimento profissional. “A São Francisco e, por tabela, toda a USP, são verdadeiros orgulho e inspiração para mim!”, destacou.

Cid Torquato deixa o incentivo para que a instituição continue a investir na acessibilidade e pense novos projetos de acessibilidade e inclusão na comunidade universitária, o egresso ressalta que a USP deve escutar as pessoas com deficiência da universidade, professores, funcionários e estudantes! Eles devem ser partícipes de todos os processos e decisões que digam respeito à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência!” e declara o lema global do movimento das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós, sem nós!”

A Educação é o ponto-chave para o aumento do ingresso das pessoas com deficiência no competitivo mercado de trabalho, e para isso, é necessário expandir as oportunidades de capacitação continuada por meio de políticas públicas que coloquem a acessibilidade de todas as pessoas no centro. “Quanto mais acessibilidade temos, mais ensejamos a criação de novos ambientes, conceitos e ideias, sobretudo por permitirmos a participação de pessoas, que por falta de acessibilidade, estavam alijadas, que não conseguiam participar”, disse ele em entrevista. Citando o músico brasileiro Geraldo Vandré, afirmou que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, destacando a necessidade de colocar políticas de acessibilidade em prática na sociedade.

Ao longo dos anos, a trajetória profissional e política de Cid Torquato foi reconhecida em diversas premiações, como os prêmios Estado de São Paulo para as Artes 2019 (pela criação do Festival sem Barreiras), Gente Rara, Profissional de Acessibilidade do Festival Link/Hand Talk, e Alumni USP 2022. Ele também foi homenageado com a Medalha Anchieta e o Título de Cidadão Paulistano.

Hoje o egresso é CEO da ICOM, comentarista em direitos das pessoas com deficiência da Rádio Bandeirantes, consultor em acessibilidade do consórcio Allegra Pacaembu, membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com deficiência (CEAPcD) e do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE), autor da obra “Empreendedorismo sem Fronteiras — um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”, e orgulhoso pai de Nicolau e de Nina, casado com Fabienne Muzy.

O Escritório Alumni USP parabeniza Cid Torquato por sua trajetória notável e inspiradora, que traz orgulho à Universidade de São Paulo, além de suas valiosas contribuições à sociedade.

 

Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira