Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP, recebeu o Prêmio New Voices da Revista European Journal of Legal Studies atribuído a acadêmicos emergentes por apresentarem ideias inovadoras em seus estudos.
Egresso de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, Henrique Marcos realizou o doutorado em dupla titulação por meio de um acordo assinado entre a FD/USP e a Faculdade de Direito da Universidade de Maastricht, onde atualmente é docente da referida Universidade Holandesa e destaca-se na área de Direito Internacional e Comparado.

Henrique Marcos – Imagem: divulgação internet
Henrique realizou sua tese de doutorado na teoria e filosofia do direito aplicadas ao direito internacional, e continua desenvolvendo estudos nessa linha de pesquisa. Além de sua atuação direta no direito internacional, ele está realizando aplicações no direito ambiental e modelagem de argumentação com uso da inteligência artificial. O ex-aluno ressalta a participação ativa da USP na área em que atua, principalmente com a promoção de pesquisas interdisciplinares no campo do direito internacional – como as atividades do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais (NETI) e pelo Centro de Estudos em Direito do Mar “Vicente Marotta Rangel” (CEDMAR).
Para Henrique o doutorado na USP foi uma etapa crucial para o ser amadurecimento como cientista e menciona seu orientador de doutorado, Professor Wagner Menezes, como o grande incentivador de sua produção científica assim como para a organização de eventos científicos: “Tais atividades não só fortaleceram meu currículo, como também me proporcionaram experiência prática que ainda hoje é valiosa no meu trabalho.” Além disso, ressalta a importância da rede do Alumni USP para estabelecer parcerias e fazer consultas de pesquisadores.
Ao ser questionado sobre sugestões visando a melhoria dos cursos, atividades e pesquisas oferecidas na USP, Henrique sugere explorar mais as oportunidades de intercâmbio e as parcerias internacionais. A promoção da internacionalização da USP, através de programas de doutorado sanduíche, estágios de pesquisa no exterior e dupla titulação também são mencionados visando a constante atualização da comunidade universitária.
Finalizou a entrevista com uma fala de gratidão à Universidade: “Gostaria de expressar minha gratidão à USP, à Faculdade de Direito e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, nas pessoas do Professor Fernando Scaff, Camilla Silva, Kavita Hamza e Daniella Rodrigues. Agradeço também às colegas representantes discentes do “MovimentA”, Marina Garrote, Janaína Gomes, Thamíris Molitor e Priscilla Soares. Finalmente, agradeço ao meu orientador de doutorado, Professor Wagner Menezes, que foi um dos meus principais pontos de suporte durante todo o doutorado e no período no exterior, em plena pandemia. Muito obrigado.”
O Programa Alumni USP parabeniza o egresso e deseja continuidade de sucesso em sua trajetória profissional !
Entrevista feita por Giovanna Pedroso Alteparmakian