Alumni USP em Destaque: Aline Furtado

Conheça a história da atleta egressa da EEFE-USP que foi às Olimpíadas de Paris pela Seleção Brasileira de Rugby Feminino.

Aline Furtado. Reprodução da internet.

Aline Furtado, ex-aluna da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), é atleta da Seleção Brasileira de Rugby Sevens Feminino há sete anos. Em entrevista concedida ao Escritório Alumni USP, Furtado discorreu sobre as diferentes maneiras que sua formação acadêmica e experiências extracurriculares na USP contribuíram para o sucesso de sua carreira, compartilhando também a sua história nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

Seu vínculo com a Universidade começou em 2013, ao ingressar no bacharelado em Educação Física na EEFE-USP. Por meio da bolsa de intercâmbio por Mérito Acadêmico da USP, Aline estudou na Escola Politécnica de Madrid por um semestre, e se formou em Educação Física em 2019, após retornar ao Brasil. Aprimorou a sua formação acadêmica na pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força na Faculdade Estácio em 2023.

Em meio aos semestres da graduação, Aline conheceu o Rugby por meio do esporte universitário. “Foi durante minha formação que conheci o rugby e comecei a praticar representando minha faculdade e também a universidade”, conta ela. Treinando e estudando na USP, Furtado aplicava os conhecimentos da ciência do esporte à sua prática esportiva diária, o que foi um grande diferencial no desenvolvimento de habilidades essenciais para sua performance de destaque.

“Os conhecimentos acadêmicos que adquiri na faculdade me ajudaram muito a me desenvolver como atleta, sabendo muitas vezes como lidar com alguma situação desafiadora porque já havia estudado a teoria em aula, então considero que a formação me ajudou na carreira esportiva desde os aspectos físicos a psicológicos.”

Além do conhecimento teórico-prático adquirido em sala de aula, a sua vida universitária e profissional foi complementada pelas atividades extracurriculares oferecidas pela USP. A egressa fez parte do Programa de Educação Tutorial (PET-EEFE), acompanhando pesquisas científicas do Laboratório de Biomecânica. Na Atlética Rui Barbosa, da EEFE-USP, a egressa brilhou tanto no Rugby — onde fez parte da Seleção USP — quanto no Atletismo e no Basquete. Essas atividades contribuíram para sua formação acadêmica e pessoal, através da formação de saberes multidisciplinares e estabelecimento de relações.

Compondo a Seleção Brasileira de Rugby Feminino desde 2017, Aline Furtado disputou sua primeira Olimpíada nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Este ano, ela foi à Paris como vice-capitã do Time Brasil, e as Yaras — como são popularmente conhecidas as nossas atletas de Rugby — conquistaram o 10° lugar no Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

Apesar de ser uma jogadora de destaque, com um papel de liderança consolidado no time, a Alumni USP viveu uma situação estressante antes das Olimpíadas, pois sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante o Circuito Mundial de SingapuraCom o tratamento e a preparação recebida, Furtado foi à Paris representar o Brasil, mas foi surpreendida pelo agravamento da lesão uma semana antes do início das Olimpíadas, quando já se encontrava em solo francês. No entanto, segundo Aline, a sua participação na Seleção Brasileira foi uma grande experiência de reafirmação de sua própria carreira e identidade como atleta de alta performance. Mesmo fora de campo, Furtado exerceu seu papel como inspiração para o time em cada etapa da competição, e viveu todas as emoções das Olimpíadas ao lado de suas colegas de equipe.

“Vivi intensamente esse período e eu estava super feliz e orgulhosa por ter chegado até ali, e principalmente pela atleta que eu me tornei. Não poderia fechar este ciclo olímpico tão especial de outra forma, ajudando meu time com tudo que poderia oferecer, apesar do momento difícil,  e criar memórias especiais junto delas.”

Lembrando seus anos na USP, Aline sugere que a Universidade invista na manutenção de projetos que promovem conexões entre a comunidade universitária e o público externo, que vêm sendo cada vez mais fomentados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão nos últimos anos. A egressa destaca também a importância da frequente atualização científica, por parte do corpo docente universitário, no oferecimento de uma educação superior de qualidade.

O Escritório Alumni USP parabeniza a egressa Aline Furtado por sua trajetória olímpica, e deseja sucesso em seu futuro.

Texto por Ana Beatriz Marka Fraga Moreira