Confira abaixo as perguntas mais frequentes
Recebi a mensagem que vou perder meu e-mail@usp. Como faço para obter outro?
Para ter um novo e-mail @alumni.usp.br é necessário concluído a Graduação ou ser titulado na Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado ou Doutorado) pela USP. Reative o seu vínculo com a USP se cadastrando na Plataforma Alumni (www.alumni.usp.br) Clique em “Entrar” e preencha seus dados exatamente como solicitado. Após preencher suas informações, aguardar 48 horas para criar sua nova conta de email no Portal ID USP.
Qual ex-aluno é aceito na Plataforma Alumni?
São aceitos somente alunos graduados e pós-graduados (mestrado ou doutorado – strictu sensu).
Como preencher corretamente o cadastro na Plataforma Alumni?
Durante o preenchimento de seus dados no cadastro da plataforma Alumni, não utilizar todas as letras maiúsculas, não abreviar seu nome e nem o nome de sua mãe. Utilize seu nome como foi cadastrado quando fez o curso. Se não era casado(a), por exemplo, utilize o nome de solteiro(a). Insira apenas seu RG ou apenas seu CPF. Ao inserir os dois dados, é possível haver conflito na validação em alguns casos.
Recebi a mensagem que meu cadastro foi para “validação manual”
Se você receber a mensagem que seu cadastro foi para a “validação manual”, significa que as informações que você cadastrou na Plataforma Alumni, não estão iguais ao seu cadastro na Unidade onde se formou. Esse processo de validação manual demora alguns dias, para a sua própria segurança.
Minha senha de acesso a Plataforma Alumni expirou. Como devo proceder?
Entre no site da Plataforma Alumni e clique em “Entrar”. Na opção “Já tenho acesso” clique no link “esqueceu sua senha?” e informe o seu email pessoal utilizado no cadastro e clique em “Enviar”. Em instantes você receberá uma mensagem no seu email com as instruções
Estou inserindo meu e-mail @alumni.usp.br como login e não consigo entrar na Plataforma Alumni
O login na Plataforma Alumni deve ser feito com seu e-mail pessoal (gmail, hotmail, yahoo, etc.) utilizado no seu cadastro na plataforma.
Estou cadastrado(a) mas não consigo mais acessar a Plataforma Alumni, pois não acesso mais o endereço de e-mail pessoal que utilizei no cadastro. Como devo proceder?
Realize o seu cadastro novamente na Plataforma Alumni. Uma vez já cadastrado(a), suas informações serão recuperadas.
O que é a senha única?
Trata-se de uma senha diferente daquela usada para acessar a plataforma. Ela é utilizada para acessar o e-mail @alumni.usp.br e precisa ser solicitada pelo usuário aqui.
Não estou conseguindo cadastrar minha senha única no Portal ID USP
Após efetuar o seu cadastro na Plataforma Alumni é preciso aguardar 48 horas e só depois criar a sua senha única no Portal ID USP seguindo as instruções do FAQ – Como criar a senha única
Não estou conseguindo criar o e-mail @alumni.usp.br
Primeiro você precisa efetuar o seu cadastro na Plataforma Alumni e selecionar a opção de que quer utilizar o e-mail Alumni. Aguardar 48 horas e só depois criar a nova conta de email @alumni.usp.br no Portal ID USP
Como posso acessar o meu e-mail Alumni?
Para acessar o seu e-mail Alumni utilize o site email.usp.br Na tela de Login do Email USP digite o seu e-mail completo @alumni.usp.br e a sua senha única cadastrada no Portal ID USP. No celular recomendamos utilizar o APP GMAIL
Informações sobre Configuração de VPN
Para configuração de VPN, acesse este link e siga o tutorial disponível para o seu sistema operacional.
Como acessar o acervo online?
Se você já obteve a senha única, já instalou o VPN e está ativo, basta acessar o Dedalus, Portal de Busca Integrada ou Portal CAPES para pesquisar artigos. Para maiores orientações sobre bases de dados, entre em contato com o bibliotecário da sua unidade ou acesse abcd.usp.br
Não consigo acessar meu diploma virtual
Apenas diplomas emitidos a partir de 2013 (Graduação) e 2014 (Pós-Graduação) possuem versão virtual. Para obtenção de diplomas anteriores a este período, entre em contato com a secretaria da sua unidade. Caso atenda aos requisitos acima e, mesmo assim, não consiga acessar o diploma, acesse aqui e consulte se seu diploma foi emitido. Se não, é preciso entrar em contato com a secretaria da sua unidade para saber se seu diploma já foi carregado no sistema da USP para ser disponibilizado virtualmente.
Sou egresso(a) do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G e não tenho acesso ao meu diploma virtual. Como obtenho?
A expedição de documentos para diplomados PEC-G segue o estabelecido na Portaria Interministerial nº 1, de 20.5.2019
Meu diploma consta no sistema Netuno e mesmo assim não aparece na Plataforma Alumni. Como devo proceder?
Recomendamos que tente o acesso à Plataforma Alumni utilizando outro navegador e verifique se o problema persiste. Se persistir, entre em contato conosco pore-mail.
Gostaria de obter o meu histórico escolar. Onde posso acessá-lo?
Para obter o seu histórico escolar, deve entrar em contato com a secretaria da sua unidade.
Como faço para alterar meu e-mail alternativo?
Para alterar seu e-mail alternativo é preciso efetuar login no Portal ID USP com o seu número USP e a sua senha única. Clicar em “Meus emails” e alterar o seu email alternativo. Será enviado uma mensagem para o email informado com um link para confirmação e somente após essa confirmação o seu email alternativo será atualizado. Caso não conseguir efetuar o login no Portal ID USP você deverá nos enviar uma mensagem por email solicitando a alteração.
Não consigo mais acessar meu e-mail alumni. Como faço?
Para acessar o seu e-mail Alumni utilize o site email.usp.br Na tela de Login do Email USP digite o seu e-mail completo @alumni.usp.br e a sua senha única cadastrada no Portal ID USP. Se der erro de senha inválida, será necessário criar uma nova senha. Acesse o Portal ID USP e clique em “Esqueci minha senha”. Na tela que abrir informe o seu Número USP e o seu e-mail alternativo, clique em “Não sou um robô” e em seguida clique em “Solicitar senha única”. Será enviado uma mensagem para o seu email com um link para você efetuar o cadastro de uma nova senha. Caso o email alternativo informado não for identificado pelo Portal ID USP você deverá nos enviar uma mensagem por email solicitando a alteração.
Meu nome está errado na plataforma Alumni. Como posso alterar?
O Alumni não tem autonomia para alterar dados dos ex-alunos nos sistemas USP. Para isso, entre em contato com a secretaria de sua unidade para atualizar esta informação, pois só eles são autorizados a fazer ajustes nestes dados.
Quero deixar de receber a Newsletter
Para deixar de receber a Newsletter, nos envie um e-mail com o assunto “Descadastramento”.
Quero cancelar meu cadastro na plataforma. Como fazer?
Para cancelar seu cadastro, envie um e-mail para o endereço alumni@usp.br solicitando esta operação. Suas informações serão completamente apagadas da Plataforma Alumni e você não terá mais acesso a nenhuma ferramenta disponibilizada, como e-mail, VPN, Wi-Fi, entre outros.